Encontro de sensibilização sobre Educação Fiscal é realizado à estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental em Giruá

O Governo Municipal, através do Grupo Gestor de Educação Fiscal de Giruá, representado por integrantes da Secretaria de Educação e Cultura e da Secretaria de Gestão Financeira e Suprimentos, realizou na manhã da última terça-feira, 4 de junho, na Câmara Municipal de Vereadores, palestra com o disseminador de Educação Fiscal, Paulo Roberto Sanches. A iniciativa integra ações do município de Giruá em parceria com o Programa Nota Fiscal Gaúcha e Programa Educação Fiscal – Aprendendo a ser Cidadão.

Paulo Roberto relatou sobre o Programa de Educação Fiscal – PEF, que integra o Programa de Integração Tributária – PIT. Explicou de forma clara sobre a função social dos tributos: que não há saúde, educação, segurança ou manutenção dos direitos básicos sociais sem a existência do tributo. Utilizou exemplos práticos para os estudantes compreenderem o assunto de forma significativa, tais como: taxas de recolhimento de lixo, recursos da alimentação escolar, enfim, uma fala que causou impacto aos participantes. Paulo Roberto também reforçou que todos que consomem algo são contribuintes de tributos, pois eles estão embutidos no preço do produto. E é nosso papel contribuir para o combate à sonegação dos impostos; cada cidadão precisa desenvolver o hábito de pedir a nota fiscal.

Durante a palestra, também foi abordado sobre o programa Nota Fiscal Gaúcha que, por meio da distribuição de prêmios, visa incentivar os cidadãos e cidadãs a solicitar a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato de suas compras, bem como conscientizá-los sobre a importância social do tributo. O próximo passo é mobilizar a comunidade escolar para a realização do cadastro no site da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ/RS) e se apropriar das oportunidades e benefícios do Programa Nota Fiscal Gaúcha.